Utilizando Recursos Educacionais Abertos – Mural de Idéias

Oficina realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora (Minas Gerais), at the II Regional Colloquium of Distance Education.

Mural de ideias dos participantes. Comentarios abaixo.

Workshop title: Exploring the potential of the use and reuse open educational resources in the classroom. Wall of ideas of the participants. Comments below.

25 Responses

  1. A oficina realizada no II Coloquio de EAD comandada pela profa Andrea foi excelente.

    Aprendi muitas coisas novas, que me ajudarão em meu trabalho.

    Parabéns profa pela dedicação e atenção que dispensou aos participantes da oficina.

    Abraços
    Profa Cristina Pfeiffer
    Fundação Cecierj / Consórcio Cederj

  2. A oficina tem mostrado possibilidades interessantes sobre recursos educacionais abertos. No Brasil temos nos debruçado sobre repositório de objetos de aprendizagem. Compreendi que o REA vai além desta perspectiva porque compartilha não somente imagens, mas conteúdos concretos de aprendizagem. Está muito bom!

  3. A oficina está muito legal e para mim está sendo de grande contribuição.

  4. Bom dia! A oficina possui um tema muito interessante! Pena que cheguei atrasada e estou com dificuldades em fazer a tarefa.
    Abraços a todos.

    Att
    Nayane Oliveira Costa

  5. Gostei muito da oficina e acredito que ela será de grande importância para o preparo das minhas aulas.

  6. Olá Andreia, encontrei bastante dificuldade em realizar a atividade. O tempo é curto para se pensar numa atividade. Desenvolvo trabalho com crianças e se puder entrar no meu site e dar um retorno dizendo o que achou sobre o trabalho exposto, ficarei muito feliz.
    Fica em aberto o convite para todos que quiserem e puderem visitar o site.
    Um abraço e adorei a oportunidade de aprender mais um pouco sobre as possibilidades de utilização das tecnologias.

  7. Olá Andreia! Sou formada em Educação Física e me interesso pelos Estudos Sobre o Lazer. Minha maior dificuldade na atividade proposta, foi a falta de familiaridade com os sites (em língua inglesa) e a aparente falta de recursos sobre o tema. Mas achei a proposta superinteressante, acreditando que no futuro possa fazer parte de minha vida profissional.

  8. Olá…. Apesar do pouco tempo a oficina permitiu conhecer mais um recurso rico em informações…. Vou explorá-lo …..

    Um abraço,
    Fernanda Maria.

  9. Excelente oficina!

  10. A oficina foi muito interessante por nos proporcionar o conhecimento dos recursos disponíveis para trabalhar no ensino. Minha dificuldade foi localizar material para a tarefa proposta pela oficina. Como sou professora do curso de jornalismo cultural, tentei localizar algo sobre conceito de cultura, para uma aula introdutória ao assunto. Mas não localizei. Já ao final, encontrei uma aula sobre identidade cultural, o que poderia servir. Acredito que a dificuldade maior foi realmente a inexperiência, a falta de familiaridade com o sistema. Será preciso explorar mais para conhecer bem.

  11. Estou gostando muito desta oficina, pois está abrindo o leque de possibilidades na EaD. Contudo, percebo que o inglês ainda é uma barreira para muitos, já que grande parte dos conteúdos disponíveis estão neste idioma.

  12. Com a intenção de preparar uma aula para turmas do 9° ano do E. F. para trabalhar a eliminação da homofobia em sala de aula, encontrei no Portal do Professor uma aula do professor Paulo Rennes Marçal Ribeiro, entitulada Homofoboa: abaixo o preconceito. A aula está disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4916
    A aula é rica em outros recursos educacionais abertos e suas atividades bem pertinentes quanto ao objetivo proposto.Vale a pena conferir!

  13. Tive dificuldade pela falta de domínio na língua. A questão que penso ser pertinente discutir é a questão da generalidade dos materiais x as especificidades dos mesmos. Aqui valeria uma discussão sobre produção de saber ou de conhecimento como mercadoria.

  14. Olá,
    A participação na ofina de potencialização do uso de recursos educacionais abertos em sala de aula é uma rica experiência e muito válida no sentido de ampliar nossos horizontes em relação a REA.
    É importante que saibamos novas ferramentas e metodologias de ensino na era digital.
    Espero que esse seja o início de um aprendizado contínuo sobre as novas tecnologias educacionais.
    Obrigada
    Pâmella

  15. Parabéns aos organizadores do Colóquio EAD 2010.
    Excelente oportunidade de estar a frente de uma cientista da educação tão brilhante e que vem até nós repassar um pouco desse brilho, mostando que o nosso país faz bonito lá fora. Saio desse minicurso bastante realizada.

  16. A oficina “Potencializando o uso de recursos educacionais abertos na sala de aula” é de fato interessante, eu ainda não me formei professora, estou só no início da graduação e nem é na área de educação. Porém, os sites que foram sugeridos durante a oficina podem ser usados das mais diversas maneiras visando a aprendizagem não só dos alunos (que eu nem tenho ainda) mas do professor (ou aspirante a professor, como meu caso). A ideia de haver várias possibilidades de acesso às mais diversas áreas do conhecimento, pelo menos a mim, instiga muito. Além disso, o fato das possibilidades de saber serem acessíveis a quem não está inserido em uma universidade é de muito valor à sociedade mundial. Outra coisa que muito me chamou a atenção é a questão da virtualização dos conhecimentos e mesmo das pessoas através dos chats, redes de relacionamentos e até a EaD. Mas para mim o mais interessante é garantir o acesso gratuito aos conhecimentos para quem antes não possuía.

  17. Ideia sobre a aplicação do Labspace

    O objetivo é explorar este espaço e num segundo momento incluir o curso Formação Continuada em Tecnologias Educacionais na Web no ambiente colearn.

    Obrigado profa Andrea por abrir mais essa porta para minha aprendizagem.

    Abraços
    Cristina Pfeiffer

  18. Pesquei uma contribuição para o grupo, parece que vale à pena ler.

    Um abraço a todos!

    http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo9/artigos/4fRenato.pdf

  19. A oficina foi exatamente o que eu esperava deste encontro. sinto falta de um exemplo mais aplicado em por exemplo, como preparar uma aula on line, mas encontrei dicas interessantissimas neste ponto no site “web quest”.
    Aprendi muito com esta oficina a encontrar recursos de diversas naturezas (videos, animações, propostas de experimentos, artigos, entre outros) que jamais imaginava existir, embora sempre desejei para minhas aulas presenciais e a distância.
    Pretendo chegar em alfenas e compartilhar com meus colegas de trabalho – professores e tutores tudo o que aprendi aqui nestas poucas horas.
    Obrigada Andreia por comprtilhar conosco seu conhecimento.

    Márcia
    Coordenadora do cruso de Química da Unifal-MG

  20. Essa oficina foi de grande valia, pois tratou de assuntos e recursos ainda pouco divulgados (eu não conhecia), porém de grande potencial acadêmico. A possibilidade de compartilhar conhecimento com o mundo é fascinante.

  21. Novas ideias são sempre bem vindas. Esta oficina ofereceu recursos para aulas mais produtivas e que interessem aos alunos sob nossa responsabilidade.

  22. Prezados colegas,
    A experiencia de encontrar recursos pedagógicos por meio das TICs, amplia as possibilidades de utilização de estratégias de ensino, além da interação entre os diversos membros presentes nos segmentos de ensino (professores e alunos). Nesse sentido, entendo ser necessário uma maior apropriação das ferramentas, possibilitando-nos desenvolver frente aos alunos uma mediação significativa da aprendiagem.

  23. Esta oficina só veio a acrescentar novos conhecimentos.
    Poder ter um novo olhar a respeito dos REA foi uma experiência bem legal e que irá ajudar muito em como lidar com esses novos recursos tanto nas aulas presenciais quanto à distância.
    Creio que saber mais a fundo sobre os REA será de fundamnetal importância para o desenvolvimento daminha profissão.

  24. A oficina ampliou o conhecimento sobre as possibilidades de utilização da REA em sala de aula. Trabalho tanto no ensino presencial (Ensino Fundamental e Médio) e como em EaD (Ensino Superior) . Na “tarefa da oficina”, optei por tentar buscar os Recursos Educacionais Abertos na área da disciplina História, já que na escola onde trabalho presencialmente acaba de ser implantado um excelente laboratório de informática. Esbarrei na mesma dificuldade de outras vezes que tentei: ainda é muito pouco o material disponível, dentro das características específicas da produção de caráter educacional, dentro da área de atuação. Sinto que esse ponto deve ser foco de discussões e aperfeiçoamento entre os profissionais no Brasil.

  25. Acredito que esta oficina foi muito significativa, no sentido de ampliar nossos horizontes sobre as várias possibilidades de estudo e pesquisa que os recursos educacionais abertos nos oferecem.

Leave a reply to Pâmella K. Vecchi Moreira Cancel reply