Acontece dia 02 e 03 de abril o Simpósio Baiano de Inovação em EAD no Instituto Anísio Teixeira, Salvador – Bahia
O evento tem o apoio da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância) e conta com a participação de professores, pesquisadores e consultores de todo o Brasil para discutir o tema da inovação em educação a distância (EAD). Dentre os temas discutidos no simpósio, com a perspectiva de inovação, estão Recursos Educacionais Abertos, Inovação em AVAS, legislação de EAD, a EAD no Estado da Bahia e no Brasil, EAD no ensino médio, institucionalização de EAD e tutoria e prática docente.
O presidente da ABED Fredric Litto abriu o simpósio com o tema Fortalecimento da EAD na Bahia, e citou a importância do estabelecimento de uma cultura de inovação no Brasil na qual o livre trânsito de novas ideias seja respeitado e encorajado, de modo a não ser subestimando ou vetado por ‘fazeres tradicionais’ ou burocracias. Mencionou que o magistério superior no Brasil não possui uma progressão na carreira por mérito, o que desmotiva ideias inovadoras e o comportamento empreendedor na academia.
A minha apresentação sobre REA tratou do uso das tecnologias de formas inovadoras, de modo a promover práticas educacionais abertas (PEA) nas instituições de ensino e no dia-a-dia do educador:
Filed under: Open Educational Resources, REcursos Educacionais Abertos, Tecnologia Educacional, TICs em educação | Tagged: edicação a distância, PEA, práticas educacionais abertas, REA, recursos educacionais abertos |
Leave a Reply