Fiocruz promove seminário sobre REA

Texto cedido pela FIOCRUZ

Seminário Recursos Educacionais: desafios e perspectivas para educação aberta

Contexto

A Unesco, em evento conhecido como The Forum on the Impact of Open Courseware for Higher Education Institutions in Developing Countries, cunhou o termo Open Educational Resources com o seguinte entendimento: “provisão de recursos educacionais abertos, ativada por tecnologias de informação e comunicação, para consulta, utilização e adaptação por uma comunidade de usuários para fins não comerciais” (UNESCO, 2002).

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Sistema UNASUS vêm, desde o ano passado, desenvolvendo uma parceria para a implantação, de forma independente, em ambas as instituições, de um sistema de produção e publicação em acesso aberto de Recursos Educacionais Abertos (REA) voltados para a promoção da saúde. Em 2014, a Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz instituiu a sua Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, visando garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

A UNA-SUS, criada pelo Decreto Presidencial nº 7.385, de 8 de dezembro de 2010, é definida como um sistema vinculado ao Ministério da Saúde, destinada a atender às necessidades de formação e educação permanente do SUS. Sua Política de Acesso Aberto está em processo de finalização.

A implementação de REA, em conformidade com essas políticas de acesso aberto, é uma alternativa significativa para a ampliação do conhecimento e inovação tecnológico-educacional. O Seminário de Recursos Educacionais Abertos é um importante passo para o desenvolvimento e a implantação de REA tanto nas instituições pertencentes ao Sistema UNASUS quanto na Fiocruz, pois é realizada num momento em que a primeira prepara-se para lançar sua política de acesso aberto à consulta pública e a segunda busca adequar o processo de produção e publicação de REA à sua já em vigor.

Ambas as políticas se baseiam nos princípios de uma sociedade justa, equânime e solidária, visando à promoção da saúde e a qualidade de vida das populações.

Ementa

Recursos Educacionais Abertos (REA): Conceito de REA da Unesco. Origem e evolução do acesso aberto ao conhecimento. Acesso gratuito e não comercial à informação científica. Acesso aberto ao conhecimento aplicado à educação. Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz e sua interface com os REA. Formação e educação permanente do SUS. REA na educação em saúde. O apoio das tecnologias da informação e comunicação para utilização de REA na formação e qualificação de profissionais de saúde. Questões legais.

Objetivo:

Atender às necessidades de formação, por meio da educação permanente, dos trabalhadores da saúde e discutir aspectos teóricos e práticos do processo de produção e publicação de objetos educacionais, conceitos e diretrizes comuns das Políticas de Acesso Aberto da Fiocruz e da UNASUS.

Considerando a afinidade dos temas propostos pelo GT para o Seminário de Recursos Educacionais Abertos da Fiocruz/UNASUS com os temas enfatizados pelo GT do Seminário para Educação do Futuro, consideramos este Seminário/Oficina como parte integrante dos Ciclos de Debate que estão acontecendo na Fiocruz, organizados pela Vice-presidência de Ensino, Informação e Comunicação – VPEIC/Fiocruz.

Objetivos específicos:

  • discutir a criação e uso de Recursos Educacionais Abertos considerando a diretriz ampliada de acesso aberto ao conhecimento e sua aplicação no campo da saúde, mais especificamente na educação em saúde.
  • debater o papel das novas tecnologias no processo educativo e os desafios para a elaboração de materiais didáticos e para a prática pedagógica.
  • esclarecer a cadeia de produção e publicação de recursos educacionais abertos relacionadas aos direitos autorais.

O evento divide-se em dois momentos: aspectos teóricos, que cercam os recursos educacionais abertos; e práticos, que tratam de como fazer uso de tecnologias de informação e comunicação, para consulta, utilização e adaptação de recursos educacionais.

Espera-se com o Seminário/Oficina ampliar a participação e o conhecimento dos atores envolvidos no debate.

Público alvo:

Seminário: As palestras serão abertas ao público interessado

Oficina de trabalho “Ciclo de Gestão, Produção e Publicação de Recursos Educacionais Abertos”: Profissionais da Fiocruz e da UNASUS convidados de acordo com suas áreas de atuação e interesse no tema REA.

Data: 07 e 08 de abril de 2015.

Local: Salão Internacional da ENSP/Fiocruz

Programação

1º dia: 07/04

9h- Abertura

Nisia Trindade Lima – Vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz

Francisco Campos – Secretário executivo da Universidade Aberta do SUS – UNASUS

Mesa: Recursos Educacionais Abertos: Produção, Gestão e Publicação.

Palestrantes:

Andreia Inamorato dos Santos – Doutora em Tecnologia Educacional pela Open University do Reino Unido (2011). Sua tese trata dos discursos do ensino e aprendizagem online. Consultora internacional em educação a distância (EAD) e tecnologia educacional pela DigiLearn (BR-UK), bem como pesquisadora em recursos e práticas educacionais abertas (REA-PEA). No Brasil, atua como consultoria estratégica, oferecendo palestras e oficinas sobre educação aberta, recursos educacionais abertos e educação a distância para universidades públicas e particulares brasileiras.

Tema: Recursos Educacionais Abertos – estado da arte, desafios e perspectivas

Tel Amiel: Doutor em Tecnologia Educacional na University of Georgia (2006) e pós doutorado (FAPESP) na FE/UNICAMP. Já foi Visting Fellow na University of Wollongong (Australia, 2007) e Stanford University (EUA, 2014) e professor visitante na Utah State University (2014-2015). Foi co-coordenador de projetos financiados pela CAPES/FIPSE, e coordenador de projetos CNPq e Hewlett Foundation. É coordenador do grupo de pesquisa e desenvolvimento Educação Aberta que desde 2010 desenvolvendo sobre educação aberta. É coordenador da Cátedra UNESCO em Educação Aberta.

Tema: Produção colaborativa de recursos, publicação e uso compartilhado na Educação.

Sergio Amadeu: Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2005). É professor adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC). Consultor de Comunicação e Tecnologia. Foi professor titular do Programa de Mestrado da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (2006-2009). Presidiu o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (2003-2005) e foi membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Tema: Políticas públicas, padrões, e licenças abertas.

14h- Oficina de trabalho

Uso de tecnologias para a Produção de Recursos Educacionais Abertos

Objetivo: Estabelecer padrões tecnológicos e informacionais de produção e armazenamento de Recursos Educacionais.

Resultado: Nota técnica para o desenvolvimento do “Guia de elaboração para produção de Recursos Educacionais”. A Oficina deverá criar um grupo responsável para avançar na proposta para um Guia.

Coordenação: Rosane Mendes (VPEIC/Fiocruz), Aline Santos Jacob (ARES/UNASU), Ana Maranhão (ICICT/Fiocruz), Valeria Machado (ICICT/Fiocruz)

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­2º dia: 08/04

9h- Abertura

Mesa: Recursos Educacionais e Direitos Autorais.

Palestrantes:

Allan Rocha- Professor Doutor do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais / UFRRJ. Consultor Acesso Aberto/ Fiocruz
Tema: Políticas de acesso aberto e REA nas instituições de pesquisa e ensino

Sergio Branco – Doutor e Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ. Diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro. Professor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas Ibmec.

Tema:  Acesso aberto no âmbito da UNESCO/ONU

Carlos Affonso Pereira de Souza – Doutor em Direito Civil pela UERJ. Diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS). Professor Visitante da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Tema: Propriedade Intelectual e Direito da Tecnologia da Informação

14h- Oficina de trabalho

Construção de diretrizes comuns para a Política de Acesso Aberto da Fiocruz e Unasus.

Objetivo: Definir diretrizes para o uso de REA nos repositórios ARES e REA-Fiocruz, de acordo com suas respectivas Políticas de Acesso Aberto

Resultado: Elaboração de uma proposta de recomendações para uso, reuso e publicação de REA na Fiocruz e nas instituições pertencentes ao Sistema UNASUS, considerando produção de materiais para cursos UNASUS, Fiocruz e cursos em parcerias.

Coordenação: Allan Rocha, Vinicius Oliveira, Ana Furniel, Paulo Guanaes, Viviane Veiga

 

Organização do Evento

Coordenação: Ana Furniel

GT REA: Ana Furniel, Ana Maranhão, Rosane Mendes, Mauricio De Seta, Vinicius de Oliveira, Angelica conviteSilva, Alline Jacob, Luciana Danielli de Araujo, Carla Kauffman, Carlos Alberto de Oliveira, Viviane Veiga, Paulo Guanaes, Valéria Machado, Allan Souza, Ana Paula Mendonça,

Ponto Focal Metodologia da Oficina: Carla Kauffman, Carlos Alberto de Oliveira e Rosane mendes

Área de eventos: Maria Ines Fernandes

 Acompanhe em Streaming: 

http://www.unasus.gov.br/noticia/una-sus-e-fiocruz-promovem-seminario-sobre-recursos-educacionais

Leave a comment