Dez anos de REA: principais estudos e oportunidades de pesquisa

 

        Texto extraído do website da Universidade Estadual de Maringá

 

Palestra da pesquisadora e consultora em tecnologia educacional, Andreia Inamorato dos Santos, na UEM, no próximo dia 30, às 14h, marcará dez anos da criação do conceito REA, ou Recursos Educacionais Abertos.

O termo, cunhado na Unesco, designa diversos tipos de materiais didáticos livres usados na Educação Aberta.São ferramentas de áudio e texto da internet, por exemplo, ou a Wikipedia, que colocam conteúdo de qualidade ao alcance de estudantes em regiões remotas do planeta.

A pesquisadora tem extenso currículo em educação aberta e a distância. É doutora pela OpenUniversity, do Reino Unido, onde manteve linha de pesquisa até o ano passado, e consultora do projeto europeu OportUnidad, de disseminação na América Latina do conceito REA e PEA (Prática Educacional Aberta).

A palestra vai mostrar as principais iniciativas e pesquisas de REA desde o início do movimento e sugerir as áreas nas quais o movimento poderia avançar em termos de estudos científicos. A sua interdisciplinaridade, enquanto nova temática educacional, será abordada, assim como o papel da tecnologia na disponibilização de recursos na rede e na interatividade dos estudantes.

Evolução e demanda

Desde 2002, um número crescente de iniciativas de REA tem surgido internacionalmente, tanto nas instituições de ensino como nos governos. “É uma iniciativa proporcional ao movimento de software livre, que cresce a cada dia, em que os educadores se conscientizam de que educação é doação e compartilhamento de conhecimento, e que agora estão diante de recursos digitais que facilitam a disseminação ampla de conhecimento”, analisa a organizadora do evento, professora do Departamento de Informática da UEM, Itana Gimenes.

Existe, porém, segundo ela, grande demanda por ações que promovam Educação Aberta, de modo a aumentar a utilização de REA, buscar modelos de negócio sustentáveis e tecnologias de compartilhamento de recursos.

Materiais para consulta:

Publicação da UNESCO sobre REA no Brasil

Relatório de Pesquisa do OpenLearn

Capítulo de livro sobre educação aberta e REA

REA: Novas Tendências para a Inclusão Educacional Superior via EAD

preencha esse formulário

PPT slides

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: